domingo, 23 de dezembro de 2018

Arte: o fortalecimento do viver


Já tem um tempo que não pulico nada no blog. A vida sempre tem um preço à cobrar quando o assunto é ter uma rotina de escrita e publicação. Mas enfim, acho que isso é até uma postagem pra algo futuro.
O que vim falar aqui é sobre a arte, algo que não acompanhava, mas que passei a me interessar mais. Isso foi da noite pro dia? Claro que não. Sempre tem um histórico por trás.
Quando era criança fui bastante influenciado nos caminhos da arte por um tio (Tio Cláudio ou Tio Tonho, como preferir =D). Foi nessa época que ganhei algumas cópias de obras famosas de vários pintores famosos (lembro que era de uma coleção que vinha nas Caras, que para ele valia somente o “brinde”).
Nessa época conheci Monet, Pablo Picasso, Van Gogh, Leonardo Da Vinci entre outros. Após essa época ingressei na faculdade de biologia onde me formei e segui na formação acadêmica de mestrado e doutorado em Zoologia. Aquela apreciação pela arte tinha, infelizmente, ficado pra trás. O que não deveria apenas por ter seguido em uma carreira “sem relação” com tais obras. Mas, enfim, às vezes fazemos escolhas em nossas vidas que não fazem muito sentido.
Recentemente, depois de muitos anos, meu filho mais velho, Samuel, ganhou de um amigo meu o livro “Arte para crianças”, do selo Publifolhinha, que ampliou os horizontes dele para arte, algo que ele, desde muito pequeno, sempre gostou. Foi aí que meu filho passou a me repassar os conhecimentos que adquiria lendo nessa obra.
O tempo foi passando e recentemente achei na Amazon alguns livros de graça sobre esses grandes pintores. É uma série de livros de autoria de Guilherme Freitas, o qual reuniu algumas pinturas e pensamentos dos seguintes artistas: Monet, Courbet, Pissaro, Van Gogh, Kandinsky, Gauguin, Rembrandt, Klimt, Renoir, Cèzanne, Goya, Delacroix, entre outros (acredito que venham mais publicações pela frente também). A partir desse conjunto de livros que reacendeu em mim aquele gosto por arte que há muito tinha desaparecido, mas que aprendi a nutrir novamente, principalmente ao ver a beleza que é olhar para um quadro e vir à mente toda uma história que nos é contada através de uma “simples” tela.
Então, aqui vai a minha recomendação: aprecie arte. Seja ela pintura, escultura, música, teatro, literatura etc. Qualquer forma de arte é válida. Somos os únicos organismos a desenvolver alguma forma de arte, devido à cultura, e que nos remete a tantos pensamentos e ideias que são capazes de revolucionar o modo como vemos o mundo. Aproveite se tem a oportunidade de fazê-lo.
Daqui pra frente serão publicados alguns posts no blog sobre os grandes pintores e suas obras, além de alguns comentários “leigos” de alguém que se atreve a opinar (“mesmo que não tenha lugar de fala”, expressão que não faz o menor sentido devido à liberdade de expressão, mas enfim vocês entenderam a referência =D).
Aproveite a arte produzida pela humanidade e fortaleça o seu viver.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário