sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Black Hole [Graphic Novel]

Escrito e desenhado por Charles Burns, Black Hole foi publicado no Brasil pela Darkside e logo se provou realmente como um sucesso que é.

A revista recebeu inúmeros prêmios, entre eles: Harvey Awards de melhor artista em 1998, 1999, 2001, 2002, 2004 e 2006; Harvey Awards de melhor Graphic Novel em 2006; Eisner Awards de melhor Graphic Novel em 2006; Ignatz Awards de melhor Antologia em 2006 e o Prêmio para Obras Fundamentais no Festival de Angoulême em 2007.

Sim, Black Hole é sucesso incrível! E é tudo isso sim! Em uma trama pesada, com uma ambientação estranha e violenta, é ideal para todos aqueles que procuram ler alguma coisa completamente diferente.

A trama conta com o protagonismo de quatro jovens: Keith, Eliza, Rob e Chris. Estes moram em uma pequena cidade dos Estados Unidos e todos estão na idade do colegial, alguns o abandonaram e vivem como hippies. Além disso, o carro chefe da publicação é uma analogia com a problemática e o surgimento da AIDS e outras Síndromes/Doenças Sexualmente Transmissíveis. Na história também existe uma DST com efeitos catastróficos na aparência de seus portadores, seus corpos se deformam com o tempo. Alguns desenvolvem bocas onde não deveriam existir, caudas, membranas interdigitais, diversos tipos de deformidades faciais, etc. O foco nos anuários das escolas é algo que nos faz pensar sobre a transformação da personalidade enquanto ocorre a mudança na forma do corpo.

Além dessa problemática, ainda temos aquelas em torno dos relacionamentos dos protagonistas, tanto entre eles quanto com suas famílias, principalmente por conta de serem portadores da doença.

É um quadrinho que não tem como saber como é se não lendo. A construção da história, seu desenrolar, é o que dá o tom para a trama. Sensacional. É algo que todos deveriam ler.

A arte de Charles Burns também casa como uma luva com a história, tudo está interligado. É possível viajar por sonhos psicodélicos e, então, deparar-se com aqueles elementos estranhos mais pra frente na história. Nada está lá se não por uma razão. Com mais de 360 páginas é um quadrinho fantástico que realmente faz jus aos prêmios recebidos. Além disso, Burns primou pela qualidade à velocidade de publicação, levando 11 anos para terminar a história, verifica-se que a qualidade foi destacada. O quadrinho foi publicado em 12 edições entre 1993 e 2004.

Fica aqui uma dica valiosa para todo aquele que se interessa por quadrinhos com uma boa história, impactante, violenta e cheia de reviravolta.

Já leu? Comenta o que achou! Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário