sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

A Mocinha do Mercado Central [Livro]


Uma bela história de contemplação da vida simples e humilde e da aventura que pode estar ao alcance de todos. De autoria de Stella Maris Rezende e com ilustrações de Laurent Cardon, “A Mocinha do Mercado Central” conta a história de uma garota, nascida em Dores do Indajá – Minas Gerais, que decide se aventurar sendo uma pessoa diferente a cada lugar que viaja. A “personalidade diferente” assumida por ela é baseada no significado dos diferentes nomes que ela assume, aprendeu sobre os significados dos nomes com sua melhor amiga quando ainda morava em Dores do Indajá.
Nascida com o simples nome de Maria, a menina que é fruto de um estrupo, segue sua vida simples com bastante alegria em estar viva e aproveita cada nuance desse fato. É uma menina forte que não se deixa abater pela tristeza e que, com o pouco dinheiro que vai ganhando nos empregos que arruma – geralmente autônomos e sem carteira assinada – viaja por várias cidades dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Não sabemos quanto ao estupro, mas vários aspectos da vida de Maria são baseadas na biografia da autora.
Podemos dizer, ao final do livro, que a menina venceu na vida, apesar do seu início humilde e violento, conheceu seu “grande amor platônico” Selton Mello, aprendeu o gosto pelos livros (influência de uma tia e por ter descoberto Fernando Pessoa), acabou sendo atriz de teatro até ser chamada para fazer um teste em um filme – chamado este vindo direto de um diretor de cinema (seu pai?).
Os desenhos de Cardon são simples, um tanto sujos, mas ainda assim detalhados e muito bonitos, parecem disformes e combinam com o livro que é simples e parece carregar a identidade interiorana. A autora ainda faz várias referências à literatura brasileira, principalmente relacionada aos locais visitados por Maria.
Este livro foi escolhido para o Desafio Livrada 2018 na categoria livro ilustrado e recomendo fortíssimo que você leia e desfrute desse excelente romance.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário