sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Sidonia no Kishi [Mangá e Anime]


Também chamada de Knights of Sidonia, é uma série de ficção científica, primeiramente lançada em Mangá e então um Anime com duas temporadas, atualmente disponível pela Netflix.
Na trama temos a Terra destruída por alienígenas há muito tempo atrás, tais seres são denominados de Gaunas, várias naves com humanos partiram da Terra momentos antes dela ser destruída, porém os alienígenas foram implacáveis e caçaram e acabaram destruindo várias naves, apenas uma sobreviveu: Sidonia. Uma enorme nave onde toda a humanidade, ou ao menos o que sobrou dela, continua vivendo.
Tsutomu Nihei, autor do mangá, é conhecido por suas obras de ficção retratando construções megalomaníacas, de modo que não é diferente em Sidonia no Kishi, pois Sidonia é enorme. Não parece uma nave. É algo impressionante! Florestas, lagos, prédios, tudo é possível encontrar dentro da nau.
A ciência evoluiu a tal ponto de possibilitar, além da navegação espacial, alguns aspectos interessantes e que servem para reflexões ao longo da história como clonagem de seres humanos (para evitar que a espécie seja extinta) e fotossíntese humana (permitindo que os humanos vivam sem quase nenhuma necessidade de alimentação oral).
Já foram duas temporadas, sendo a primeira, na minha opinião, a melhor. Mas certamente isso é por conta do desenrolar de uma história nova sem igual. Na segunda temporada já conhecemos os personagens e as problemáticas, aparecendo apenas uma outra linha de história, mas que não fica atrás quanto ao enredo e às repercussões. 


O mangá tem um total de 15 edições, já finalizado no Japão e, no momento em que escrevo essa resenha, faltando muito pouco para ser publicado completamente no Brasil pela editora JBC.
Na história, temos como protagonista Nagate Tanikaze, um jovem que viveu durante muito tempo isolado nos dutos obscuros de Sidonia e, por conta disso, não passou pelas alterações genéticas comuns que os humanos passaram a se submenter, por exemplo, ele precisa comer todo dia e várias vezes ao dia, assim como nós; esse aspecto é levado em consideração na história, em vários pontos, sendo que algumas vezes ele é marginalizado por isso; porém, isso não impede que ele tenha grande habilidade e exímio desempenho em pilotar os Mechas, pequenas naves conhecidas como Os Cavaleiros de Sidonia, daí o título da obra.
Além da discussão quanto a aspectos éticos, que a tecnologia possibilitaria (como o terceiro sexo/gênero), temos muita ação por conta da contínua investida dos gaunas contra os humanos, bem como alguns mistérios que rodeiam aquela nave e a história da humanidade.
Uma das melhores histórias que tenho acompanhado e que merece atenção especial, nem que seja os animes que já estão todos disponíveis na Netflix.
Espero que gostem e vejam essa série, caso já tenha visto o que achou? Comenta aí. Até!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário