sábado, 25 de janeiro de 2020

O Mágico de Oz [Livro]


De autoria de Lyam Frank Baum, mais conhecido por L. Frank Baum, O Mágico de Oz é um clássico da literatura mundial. Por essa obra, Baum, é reconhecido como um dos maiores criadores de histórias infantis mais influentes de todos os tempos.
O livro foi originalmente publicado em 1901, juntamente com o ilustrador Denslow, onde L. Frank Baum narra a história de Dorothy, uma pequena orfã que vive no Kansas com seus tios Henry e Em e seu cachorrinho Totó. A vida de Dorothy é bastante monótona, vivendo em um ambiente pobre, quase sem cor ou vida, até o dia em que um ciclone atinge a fazenda e a casa da menina. A casa é lançada no ar, carregada pelas rajadas de vento até chegar em um ambiente totalmente diferente. Dorothy então descobre que está em um mundo mágico, em uma terra muito distante do Kansas! Nesse momento ela passa a viver várias aventuras buscando voltar para o Kansar. É nessa estranha terra que ela conhece um Espantalho que não tem cérebro e parte na busca deste, um Lenhador de Lata que visa ter novamente coração e um Leão covarde! Todos tem desejos e quem melhor para lhes dar tais pedidos que o grande mágico Oz?
A história de Baum, juntamente com as ilustrações de Denslow, promovem a criação de um mundo mágico, até mesmo com detalhes geográficos, mesmo que nenhum mapa seja apresentado. O "mundo de Oz", como denominarei adiante, tem mitologia própria, a qual somos apresentados conforme Dorothy vai desbravando, junto com seus amigos, esse novo local.
Apesar de ser um livro infantil, a leitura não é boba, além disso, o conceito de amizade e principalmente de superação são bastante trabalhados, principalmente quando acabamos descobrindo que o que realmente eles queriam e pensavam que precisavam já estavam com cada um deles desde o princípio.
Uma obra que eu recomendo não só para quem tem criança, mesmo um adulto vai encontrar algo para refletir e deixar a sua vida melhor, além de ser um clássico da literatura mundial que deve ser conhecido.
Espero que gostem.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário