terça-feira, 11 de setembro de 2018

Meu Amigo Dahmer [Graphic Novel]


O que você faria se, após muitos anos, você descobrisse através da mídia e de seus amigos, que você havia estudado com um dos maiores Serial Killer da história? Surtaria? Elucubrasse correlacionando as excentricidades dele com os seus crimes? Enfim, tantas questões viriam dessa surpreendente descoberta.
A Editora Darkside, na linha Darkside Graphic Novel, trouxe para o Brasil o quadrinho “Meu Amigo Dahmer”, escrito e desenhado por Derf Backderf que estudou com um dos serial killer mais famosos dos Estados Unidos: Jeff Dahmer.
Backderf relata de maneira bastante minuciosa  o comportamento do psicopata enquanto eram alunos do ensino médio. Ambos foram colegas de turma nos anos 1970, frequentavam o mesmo círculo social, bem como faziam diversas coisas juntos: estudavam para provas, matavam aula, jogavam basquete, saiam juntos entre outras coisas.
Dahmer sempre fora estranho, com um comportamento relativamente antissocial, mas ainda assim partilhava do humor dos colegas, ganhando até um fã clube na escola.

Dahmer no anuário escolar

Após o ensino médio acabaram por seguir caminhos diferentes e então Backderf só voltariam a ter notícia de Dahmer quando a notícia explodiu na mídia sobre o “canibal de Milwaukee” que teria assassinado pelo menos 17 pessoas, além disso, entre as práticas cometidos, estavam estupro, canibalismo e necrofilia.
O quadrinho ainda trás uma série de notas explicando ainda mais várias cenas do cotidiano de Dahmer, talvez até demonstrando como aquele comportamento teria surgido. Ao final da obra é possível se perguntar: Dahmer poderia ser uma pessoa diferente? Caso sua família não fosse tão problemática ele ainda assim cometeria os assassinatos? E como um adolescente dito como “normal” poderia chegar a cometer atos tão hediondos e macabros?
É um quadrinho que instiga, que apesar de suas 288 páginas é rapidamente devorado (perdoe-me pelo humor negro), fazendo com que você procure mais informações sobre o serial killer.
Jeff Dahmer foi preso em 1991, condenado à 957 anos de prisão em 1992, enquanto cumpria pena se tornou cristão, sentiu remorsos e então foi assassinado em 1994 por outro condenado, Christopher Scarver. Lionel Dahmer, seu pai, escreveu o livro A Father’s Story o qual também serviu como material para o quadrinho. Backderf também se utilizou das entrevistas de Dahmer e de documentos do FBI.

Backderf, colega de classe de Dahmer

A Graphic Novel ganhou diversos prêmios como no Festival de Angoulême, França em 2014 e como um dos melhores livros de não ficção de 2012 pela Revista Time. Em 2017 foi adaptada para o cinema pelo diretor Marc Meyers.


Fica aqui minha recomendação. Espero que gostem. Gostou? Comenta aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário