segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O fantasma de Canterville [Livro]

          Este conto foi escrito por Oscar Wilde e publicado originalmente em 1887 e pode, de maneira muito interessante, ser lido sob duas óticas completamente distintas. De modo simplista pode ser lido como um simples conto com foco na comédia e de modo mais complexo como uma crítica à duas sociedades do século XIX.
            O fantasma de Canterville conta a história de (obviamente, como o título sugere) um fantasma que habita uma antiga casa (antiga morada da família Canterville) que não consegue assombrar os novos moradores! Muito pelo contrário, ele mesmo é assombrado!
            A mansão é situada na Inglaterra e foi comprada pelo embaixador dos Estados Unidos, senhor Otis, diretamente de um membro da família Canterville. Já no momento da compra o vendedor deixa bem claro que a casa é assombrada, mas isso é algo irrelevante para o comprador.
            Durante a história vemos a decepção e a consequente desistência do fantasma de amedrontar a família Otis e em vários pontos o leitor verificar como uma família normal pode chegar a perturbar a própria paz de um fantasma! Nesta visão simples o texto é em sua maioria engraçado, até chegar em um determinado ponto em que ficamos sabendo como o fantasma foi morto e o que o levou a vagar pela casa sem descanso.
            Em uma visão mais aprofundada do conto é interessante notar a crítica feita por Wilde à sociedade americana consumista e materialista em oposição à sociedade inglesa com suas tradições sombrias e místicas da época.
            É um conto que merece a leitura, pois é bem interessante todo o desenvolvimento da história, que na maioria das vezes se passa sob o ponto de vista do fantasma, bem como por se tratar de um clássico da literatura mundial.
            Fica aqui a dica para vocês!

            Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário