segunda-feira, 25 de março de 2019

Afrescos [Arte]


Sobre arte, decidi fazer algumas postagens sobre técnicas utilizadas para a produção desta forma de expressão humana. Para iniciar vamos falar um pouco sobre afrescos, que é um termo que muito se usa quando se está comentando sobre arte. Mas o que seria isso?
Afresco é uma técnica utilizada para pintar paredes ou tetos. Normalmente as pessoas acham que afrescos são apenas aquelas pinturas renascentistas, principalmente, encontradas nas paredes e tetos de igrejas na Itália, mas o termo afresco é utilizado de maneira muito mais ampla.
Afrescos existem desde o antigo Egito (em túmulos, por exemplo), passando pela Grécia clássica, império Romano, chegando à modernidade com pinturas feitas em indústrias.
Os romanos utilizavam a técnica do buon fresco (afresco verdadeiro) com o objetivo de decorar as paredes de edifícios. Para ser feita, misturavam-se pigmentos em pó com água e então aplicava essa combinação sobre argamassa úmida. Normalmente o pó que dava a cor advinha de terras naturais, enquanto a argamassa era feita com cal e areia. Todo o processo tinha que ser feito bem rápido antes do material secar.
A terra natural que dava cor aos afrescos, às vezes, tinha que ser produzida. O processo consistia simplesmente em moer pedaços de rochas, com as cores que desejava, e então o pó que se obtinha era empregado na pintura da superfície.
Abaixo segue alguns afrescos produzidos ao longo do tempo.

1.     Acrobata e seu touro. Grande Palácio de Cnossos, Creta, Grécia.

 


2.     Padeiro e sua mulher. Pompéia, Itália. Conservado mesmo após a destruição pelo Vesúvio.



3.     Capela, Arena. Pádua. Itália. Por Giotto di Bondone.



4.     Capela Sistina. Vaticano, Roma, Itália. Por Michelangelo.



Espero que tenham gostado desse post. Como diria Neil Gaiman: “Faça boa arte”, eu digo mais “Viva e aproveite a boa arte!”.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário