domingo, 31 de dezembro de 2017

Livros lidos em 2017

Chegamos ao final de mais um ano e com isso o balanço de livros lidos. Vejamos os títulos!

JANEIRO:

O fantasma de Canterville (Oscar Wilde)



Charlie Brown não desiste nunca! (Charles M. Schultz)



FEVEREIRO:

Sem leituras :(

MARÇO:

Sem leituras :( [Que vida corrida!]

ABRIL:

Caixa de pássaros (Josh Malerman)



MAIO:

A arte da meditação (Daniel Goleman)


Felizmente, o leite (Neil Gaiman)

Ansiedade: como enfrentar o mal do século (Augusto Cury)


10% mais feliz (Dan Harris)


O diário de um mago (Paulo Coelho)



JUNHO:

O alquimista (Paulo Coelho)



A vida peculiar de um carteiro solitário (Denis Thériault)



JULHO:

Sono (Haruki Murakami)


Brida (Paulo Coelho)



AGOSTO:

Mitologia Nórdica (Neil Gaiman)


O velho e o mar (Ernest Hemingway)



Clementona a baleia brincalhona (Alessio Sgró)



SETEMBRO:

As Valkírias (Paulo Coelho)


Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei (Paulo Coelho)


Desventuras em série: O lago das sanguessugas (Lemony Snicket)



OUTUBRO:

As aventuras de Dido o capitão banheira (John Hasse)


Jejum intermitente: o guia completo (João de Lins e Teresa Galvão)


O Monte Cinco (Paulo Coelho)


Almanaque Jedi: Guia do universo de Star Wars (Henrique Granado)


Desventuras em Série: Serraria Baixo-Astral (Lemony Snicket)


Carrie, a estranha (Stephen King)


NOVEMBRO:

Sem leituras! [Que mundo cruel...]

DEZEMBRO:

Veronika decide morrer (Paulo Coelho)


Dragão de Gelo (George R. R. Martin)


Guerra do Velho (John Scalzi)


Star Wars: Provação (Troy Denning)


O papel de parede amarelo (Charlotte Perkins Gilman)



E por ora é isso, pessoal, um total de 29 livros lidos no ano. Bem melhor que em 2016 (25 livros). Agora é esperar 2018 por mais leituras! Espero poder bater esse record. O ideal é sempre se superar!

Até!

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Youtube: Cafe Music BGM Channel

Não costumo falar/indicar canais do Youtube, mas esse vale a indicação. Certamente.

Estou falando do Cafe Music BGM Channel, um canal que oferece playlists de jazz e bossa nova para relaxar ou escutar enquanto trabalha, lê, estuda etc.


Muito bom para focar e manter a concentração na atividade que está realizando naquele momento.

O Cafe Music faz parte de uma rede de outros canais que trazem vários outros estilos musicais. Todos os gostos são contemplados por eles.

Deixo um bônus que é a playlist de músicas do Studio Ghibli. Espero que gostem. Curtam e comentem o que acharam. Até!

domingo, 24 de dezembro de 2017

Out of Sight [Curta]

Normalmente, quando pensamos em uma pessoa cega, sentimos pena e a sensação de que seu mudo é sem cor e vazio, sem a possibilidade de aventuras e destituído de sonhos.

No curta Out of Sight [Fora de Vista] vemos de modo bastante poético o modo como uma garota cega enxerga o mundo.

Após ser assaltada, e seu cachorro correr atrás do ladrão, a garotinha fica perdida, sem saber para onde ir. Nesse momento ela embarca em uma viagem surreal pelas ruas da cidade em que mora.

Ela vê o mundo de maneira tão bela como só os japoneses conseguem fazer em suas animações.

Um vídeo para se refletir sobre como as pessoas enxergam o ambiente à sua volta, muitas das vezes a percepção de uma pessoa cega é muito mais rica e detalhada do que a de uma pessoa que possui visão, mas que deixa de perceber as belezas de seu mundo.

O curta não foi idealizado pelo Studio Ghibli, mas se inspira bastante nos trabalhos de Hayao Miyazaki.

Fica aqui a minha recomendação. Confira abaixo.


Até!

O Dragão de Gelo [Livro]

De autoria de George R. R. Martin, bestseller recomendadíssimo e conceituadíssimo em todo o mundo pela sua grande obra "As Crônicas de Gelo e Fogo" mais conhecida no Brasil como "Game of Thrones" [O primeiro livro da Série], O Dragão de Gelo é a primeira história voltada para o público infantil deste autor.

Publicado pela Editora Leya, o livro conta a história de Adara, uma garota que nasceu no inverno e que ao longo dos primeiros anos da sua vida desenvolve uma relação de grande amizade com um dragão de gelo. Sim, nessa história os dragões são comuns e comumente utilizados, e principalmente, como instrumentos de guerra.

Adara vive em uma pequena e humilde comunidade em um reino parecido com a Idade Média de nosso mundo. Adara tem outros irmãos e todos vivem com o pai, um fazendeiro que vive para o trabalho. A nossa protagonista nasceu no inverno e é uma pessoa do frio, até mesmo suas ações são frias, não que ela seja má ou não goste das outras pessoas. Ela aparenta ser mais madura que seus outros irmãos mais velhos. 

Enfim, quando o inverno chega Adara recebe a visita de um dragão de gelo, que passa a ser seu amigo e um vínculo muito forte é estreitado entre essas duas criaturas. 

Um livro que fala de família e amizade de maneira muito bela, poética e com um tom que só Martin sabe fazer. Fica aqui a indicação. 

Até! 

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

A Arte da Meditação / Ansiedade / 10% mais feliz [Livros]

Hoje vou falar em especial de três livros lidos em maio desse ano, pois tratam de temas semelhantes. São eles:

- A Arte da Meditação (Daniel Goleman)
- 10% mais feliz (Dan Harris)
- Ansiedade: como enfrentar o mal do século (Augusto Cury)

Em "A Arte da Meditação", Goleman nos mostra em textos bem curtos a importância e as implicações para a saúde da meditação. Tais benefícios também são corroborados pela neurociência que tem demonstrado por vários artigos que praticar meditação constantemente trás grandes benefícios ao nosso cérebro. 
No livro o autor demonstra para o público leigo como iniciar na meditação através de técnicas claras e simples como se concentrar na realização da meditação.
Ao contrário do que muita gente pensa meditar não é pensar em nada, mas sim se concentrar no tempo presente e não ficar focado no passado ou pensando no que virá a acontecer no futuro.
O que importa é o presente.
Daniel Goleman busca ensinar ao leitor tranquilizar a mente e acalmá-la, além de relaxar nosso corpo.
Uma leitura recomendada para aqueles que buscam maior qualidade de vida, principalmente se vivem uma vida agitada e estressante.



Dan Harris em seu "10% mais feliz" mostra a caminhada do autor, que é jornalista, de um ataque histérico durante o jornal que apresentava, tal ataque fora visto por milhares de pessoas e foi notícia em várias mídias, até se tornar uma pessoa mais zen. 
Nesse caminhar conheceu e entrevistou uma série de mestres da arte da meditação e do mindfulness. 
O que fez o autor a ter aquele ataque de pânico, o qual é possível ser visto no Youtube [veja aqui] ? Certamente a sua vida corrida, sua obsessão pelo trabalho, sua autocrítica exacerbada, a competitividade extrema em que estava inserido, entre outros fatores. Todos esses fatos nos são apresentados ao longo do livro.
Ao final de todo o processo Harris passou a ser uma pessoa melhor e, em sua perspectiva, um pouco mais feliz.
Recomendadíssimo!





Outro livro que nos leva a racionalizar sobre o perigo do stress de cada dia é "Ansiedade: como enfrentar o mal do século" de Augusto Curry. Neste o autor nos leva a pensar sobre como os afazeres diários podem ser tão automáticos a ponto de não mais vivermos no presente, mas apenas no passado ou no futuro. 
Muitos vivem sofrendo por antecipação, acordam cansado, sentem dores frequentemente, não conseguem conviver com "pessoas lentas", esquecem-se com facilidade, todos esses sintomas são reflexos de uma vida ansiosa.
Cury conceitua sob o nome de Síndrome do Pensamento Acelerado o mal do século. Ele tira esta alcunha da depressão e a coloca na ansiedade que nos engole a cada dia.
Viver nessa contínua ansiedade nos rouba os prazeres do presente e nos aprisiona ao passado ou ao futuro e, com isso, aparecem vários sintomas desagradáveis que deixam as pessoas que sofrem desse mal cada vez mais infelizes. 



Ficam aqui essas dicas de livros para uma reflexão sobre o que queremos e como levamos nossas vidas. Espero que gostem. Compartilhem!

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Caixa de Pássaros [Livro]

Caixa de Pássaros de Josh Malerman foi publicado no Brasil pela Editora Intrínseca e retrata um mundo que sucumbiu a uma espécie de apocalipse.

Josh Malerman é músico, líder da banda de rock The High Strung, e teve sua estreia como escritor com esse thriller psicológico que garante tensão e suspense ao leitor do início ao fim.

O livro conta a história de uma série de aparições que surgem nos dias de hoje e que ao serem vistas pelas pessoas fazem com que essas se suicidem. Basta uma pequena olhada para que isso ocorra, levando às pessoas a se esconderem em suas casas, selando toda fresta. O mundo logo se torna um ambiente hostil tanto por essas criaturas quanto pelos próprios seres humanos que passam a lutar entre si pela sobrevivência, tudo isso no melhor estilo “holocausto zumbi”, mas sem mortos-vivos.

A história é contada sob o ponto de vist de Malorie, uma jovem mãe que busca sobreviver e garantir a proteção de seus filhos.

É um livro de tirar o fôlego e que aparentemente aproveitou a ambientação do horror de H. P. Lovecraft, pois os monstros... Bem, sem spoilers! Vale a leitura!

Até!