Hoje vou falar em especial de três livros lidos em maio desse ano, pois tratam de temas semelhantes. São eles:
- A Arte da Meditação (Daniel Goleman)
- 10% mais feliz (Dan Harris)
- Ansiedade: como enfrentar o mal do século (Augusto Cury)
Em "A Arte da Meditação", Goleman nos mostra em textos bem curtos a importância e as implicações para a saúde da meditação. Tais benefícios também são corroborados pela neurociência que tem demonstrado por vários artigos que praticar meditação constantemente trás grandes benefícios ao nosso cérebro.
No livro o autor demonstra para o público leigo como iniciar na meditação através de técnicas claras e simples como se concentrar na realização da meditação.
Ao contrário do que muita gente pensa meditar não é pensar em nada, mas sim se concentrar no tempo presente e não ficar focado no passado ou pensando no que virá a acontecer no futuro.
O que importa é o presente.
Daniel Goleman busca ensinar ao leitor tranquilizar a mente e acalmá-la, além de relaxar nosso corpo.
Uma leitura recomendada para aqueles que buscam maior qualidade de vida, principalmente se vivem uma vida agitada e estressante.
Dan Harris em seu "10% mais feliz" mostra a caminhada do autor, que é jornalista, de um ataque histérico durante o jornal que apresentava, tal ataque fora visto por milhares de pessoas e foi notícia em várias mídias, até se tornar uma pessoa mais zen.
Nesse caminhar conheceu e entrevistou uma série de mestres da arte da meditação e do mindfulness.
O que fez o autor a ter aquele ataque de pânico, o qual é possível ser visto no Youtube [veja aqui] ? Certamente a sua vida corrida, sua obsessão pelo trabalho, sua autocrítica exacerbada, a competitividade extrema em que estava inserido, entre outros fatores. Todos esses fatos nos são apresentados ao longo do livro.
Ao final de todo o processo Harris passou a ser uma pessoa melhor e, em sua perspectiva, um pouco mais feliz.
Recomendadíssimo!
Outro livro que nos leva a racionalizar sobre o perigo do stress de cada dia é "Ansiedade: como enfrentar o mal do século" de Augusto Curry. Neste o autor nos leva a pensar sobre como os afazeres diários podem ser tão automáticos a ponto de não mais vivermos no presente, mas apenas no passado ou no futuro.
Muitos vivem sofrendo por antecipação, acordam cansado, sentem dores frequentemente, não conseguem conviver com "pessoas lentas", esquecem-se com facilidade, todos esses sintomas são reflexos de uma vida ansiosa.
Cury conceitua sob o nome de Síndrome do Pensamento Acelerado o mal do século. Ele tira esta alcunha da depressão e a coloca na ansiedade que nos engole a cada dia.
Viver nessa contínua ansiedade nos rouba os prazeres do presente e nos aprisiona ao passado ou ao futuro e, com isso, aparecem vários sintomas desagradáveis que deixam as pessoas que sofrem desse mal cada vez mais infelizes.
Ficam aqui essas dicas de livros para uma reflexão sobre o que queremos e como levamos nossas vidas. Espero que gostem. Compartilhem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário