De autoria de Ana Martins Marques, doutora em literatura comparada pela UFMG, O Livro das Semelhanças é um livro de poesia contemporânea brasileira lançado pela Companhia das Letras em 2015.
Tem várias sacadas interessantes, como a demonstração de que a poetisa - bem como todos os poetas - é uma pessoa normal, com contas a pagar e dificuldades como qualquer um.
"Aqui ao menos não encontrará, leitor, xícaras sujas"
Burocracia também é tema de poesia...
"Como para conseguir um documento sempre é necessário um outro
que no entanto só se pode obter
de posse daquele"
No livro, a autora aborda um pouco de romantismo e sedução, beirando a sensualidade, como no poema "O Encontro".
Faz menção ao relativismo, questões quase metafísicas...
"Você fez questão de dobrar o mapa de modo que nossas cidades distantes uma da outra exatos 1720 km fizessem subitamente fronteira"
Brinca com o jogo de palavras ou com questões que podemos fazer com objetos tais como mapas e a beleza de coisas ínfimas como uma chuva. A filosofia do destino também é abordada, bem como a poluição do mar que é capaz de matar em vários sentidos.
Faz referência a poemas anteriores do próprio livro, criando uma conexão interessante entre eles. Aspectos emocionais, buscando a reflexão de nossas ações, são tratados de maneira muito bela... Que pena é colecionar fotos e não o tempo entre elas... O que vale mais?
Emocionante e divertido são alguns termos tão simples para conceituar acertadamente tal livro. Além disso, todos deveriam ler mais poesia, ampliando nossa visão de mundo e tornando mais rica nossa leitura.
Esse livro faz parte do Desafio Livrada 2018 e fica aqui como uma indicação para todos.
Comentem e compartilhem! Até!
Nenhum comentário:
Postar um comentário